segunda-feira, 25 de março de 2013

Por que choramos a morte do Chorão?

Ignoremos a data do texto. Eu demoro a assimilar acontecimentos.

Por que choramos a morte do Chorão?
Respondo: Porque ele cantou uma geração.
Não, ele não cantou para uma geração, ele cantou a nossa geração.
Ele cantou as nossas descobertas, cantou as nossas dores emocionais.
Cantou os nossos problemas e cantou a nossa felicidade.
E perdurou... Depois de nós, outros adolescentes parafrasearam suas letras e sentiram-se representados por alguém.

Quem não levou um dolorido pé na bunda no domingo, passou a semana inteira chorando as pitangas e no fim de semana "tocou o puteiro pra te esquecer nem que for só por uma noite"?
Eu fiz. Eu cantei junto com ele.
Quantas e quantas vezes saí correndo ao ouvir o riff de Vou te levar porque sabia que Malhação estava começando e eu queria muito ver se o casal da vez ia finalmente ficar junto.
Me lembro daquela Quinta-feira que a música do CBJR fazia sentido. (mesmo descobrindo anos depois do que, de fato, a música falava)

E quando que me disseram Meu, tú não sabe o que que aconteceu... eu fiquei triste porque dessa vez os caras do Charlie Brown não estavam invadindo a cidade, mas o cara estava partindo dessa para outra.
Não, não sou fã do CBJR, mas já tive meus picos de curtir muito a música que eles faziam.
Não conhecia as músicas atuais e nunca fui em um show. Não por vergonha, nem por negação. Só porque não fazia mais sentido para o meu momento.

A questão não é se é uma obra-prima ou se a música é sem qualidade. Nem se você ouve e gosta ou não.
A única coisa que interessa é que uma vida se foi. E tem gente que chorou, que sentiu e gente que pouco se importou.
O que sobrou de toda essa matemática foi o respeito que deram ao fato e quem simplesmente esqueceu de que morte não é o fim de uma banda mas o fim de uma vida.

Choramos a morte do Chorão. Desta vez, o apelido coube mais em nós do que nele.

Mas não fiquemos tristes, pois como ele mesmo dizia na minha música preferida da banda Ouvi dizer que só era triste quem queria.


E para os "orfãos" de Chorão, guarde um dos tantos conselhos que ele deixou: Cuidado com seus passos.





Nenhum comentário: