sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Semana Cinematográfica.

Essa semana, assisti a três filmes interessantissímos.
Segunda feira, como dito anteriormente, O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO.
Terça feira, a pré estreia de JOGO DE CENA
E hoje, quinta feira, a pré estréia de MEU NOME NÃO É JOHNNY.

Cada filme, teve sua importância essa semana pra mim.
O de segunda, me fez dar muita risada. Filmes sertanejos são ótimos para fazer rir.
Claro, as companias também ajudaram bastante.
Na terça, o filme/documentário/ensaio do Eduardo Coutinho, era composto de entrevistas de mulheres de diferentes idades do Rio de Janeiro. Com histórias complexas sobre suas vidas.
Uma, em particular, me tocou mais. Não pela história em si, mas pela energia daquela mulher. O jeito em que ela leva as coisas, o jeito que ela leva a vida, o jeito que ela lida com o amor. Na verdade, ela diz que cansou desse ´"negócio" de amor, pois se ama tanto que pra ela isso está bom.
Lindo...Lindo...Um pouco louco o depoimento dela, porém, lindo. Levanta o astral, faz você pensar em coisas que normalmente não se pensa.
E no fim da entrevista, ela diz mais ou menos assim: "Tem gente que trabalha o dia inteiro na rua e não olha pro céu. Eu olho pro céu todos os dias. E costumo perguntar, Você já olhou pro céu hoje?".
É... eu refleti sobre e tirei a conclusão que vivemos reclamando de tantas coisas tolas e não paramos para observar que independente de qualquer coisa, o céu está lá todos os dias e mal olhamos pra ele...

Por fim, chego no filme do Mauro Lima (que diga-se de passagem...).
Meu nome não é Johnny relata a vida de João Guilherme Estrela, um garoto que tinha tudo e começou a se envolver com drogas. Foi preso e internado em um manicômio. Enfim, história tocante. Me emocionei, chorei. E o que me deixou mais emotiva foi o fato de ao final da exibição do filme, entrarem na sala para debate, o diretor Mauro Lima (...) e o próprio João Guilherme, personagem central do filme, que é real.
Cara, foi lindo. Você ver que a pessoa chegou no fim do poço e saiu dessa. E conseguiu sair dessa.
Hoje o João Guilherme é produtor musical, compositor e músico.

Depois que acabou o debate eu parei um pouco pra pensar sobre aquilo.
E pensei em muitas coisas, em muitas pessoas.
E até agora eu estou pensando. O que me impede um pouco de dissertar sobre. O que posso dizer é, ASSISTAM MEU NOME NÃO É JOHNNY.

E para finalizar vou colocar a mensagem que a juíza que julgou o João Guilherme escreveu num cartão de Natal para ele:

“O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos (...)” Marguerite Yourcenar


That´s All Folks

Um comentário:

pedro disse...

vi hoje o filme e adorei. dava tudo para conversar com o próprio :). como foi o debate? também adorei a frase e já roubei para o meu blog.